Diálogo Universitário - Um periódico Internacional de Fé, Pensamento e Ação

A Diálogo Universitário é uma revista internacional de fé, pensamento e ação, publicada pela Comissão do Ministério Adventista para Estudantes Colegiais e Universitários (AMiCUS), em cooperação com as 13 divisões mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Missão

Diálogo procura alimentar em seus leitores uma fé viva e inteligente, buscando aprofundar seu compromisso com Cristo, a Bíblia e a missão global adventista. Trabalha para dar respostas bíblicas a assuntos contemporâneos referentes a artes, ciências humanas, filosofia, religião e ciências físicas, e apresentar modelos práticos de serviço cristão e alcance.


http://dialogue.adventist.org/index_p.htm

Série espiritismo


O Brasil é o país com o maior número de espíritas no mundo. Estatísticas feitas pelo IBGE em 2005 revelaram que 40 milhões de brasileiros acreditam na doutrina espírita.

A escritora e profetisa Ellen White escreveu há mais de 100 anos: “O espiritismo está prestes a cativar o mundo. Muitos há que julgam ser o espiritismo mantido por truques e imposturas, mas isto está longe da verdade. Um poder sobre-humano está operando de várias maneiras, e poucos têm a idéia do que será a manifestação do espiritismo no futuro”. (Evangelismo, p.p. 602, 603).

Perceba que, de acordo com Ellen White, não é por acaso que o espiritismo é muito divulgado na mídia, especialmente nas novelas de uma grande emissora de TV de nosso País!

O que vamos estudar com você nessa série de oito programas na rádio Novo Tempo é esse fenômeno chamado espiritismo, que faz parte da vida de muitas pessoas sinceras e caridosas. Com certeza, não esgotaremos o assunto, mas abordaremos o que cremos ser o principal: os cinco pilares do espiritismo e algumas afirmações de Allan Kardec – pai do moderno espiritismo – para sabermos se a doutrina espírita realmente está em harmonia com o ensino bíblico sobre o que acontece com o ser humano depois da morte.
Com base na Bíblia responderemos a algumas perguntas nessa série:

1) Como Deus considera o espiritismo?
2) Para onde vai a alma ou espírito depois da morte?
3) A doutrina da reencarnação é uma verdade ou uma mentira?
4) Os escritos de Allan Kardec estão em harmonia com a Bíblia?
5) O espiritismo oferece as verdadeiras respostas às dúvidas que o ser humano tem sobre a vida e o mundo?
6) É possível ser salvo sendo um espírita?
7) Para Deus é correto ser cristão e espírita ao mesmo tempo?

O que é alma

[Em estudo posterior abordaremos de maneira mais detalhada o conceito de “alma” na Bíblia]

Para respondermos à pergunta: “o que acontece com a alma depois da morte?”, precisamos saber como Deus fez a vida. Gênesis 2:7 responde:

“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Convém destacarmos alguns pontos do verso acima:

1) Perceba que Deus criou um boneco de barro com todos os órgãos, tecidos, músculos… E, para que aquela obra de arte do Criador ficasse completa, precisava de vida. Por isso, Deus soprou no ser humano o fôlego de vida; não soprou uma alma;

2) O ser humano, portanto, não tem uma alma; ele é uma alma (ler Deuteronômio 10:22). A Bíblia apresenta uma visão holística do ser humano, ou seja: a alma (pessoa viva) só existe se estiver interligado o corpo, o fôlego de vida (que é o “espírito”, no original bíblico. O termo hebraico e grande parte dos versos é ruach. No grego, pneuma), a mente, as emoções. Separando-se tais elementos da natureza humana (que é psicossomática segundo a própria ciência), a vida acaba.

E, de acordo com Jesus (o “Autor da Vida” – Atos 3:15), será apenas na ressurreição que tais elementos do SER serão reunidos para a alma (pessoa) voltar a existir: “e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos.” Lucas 14:14.

Não perca essa série de programas preparada especialmente para você. Nosso objetivo não é ferir sua consciência moral e religiosa – coisas muito preciosas para Deus. Queremos sim mostrar a Verdade da Bíblia sobre o espiritismo porque temos o compromisso de ensinar o que Jesus quer e de auxiliar pessoas sinceras de todas as religiões e filosofias a conhecerem melhor a Bíblia. Será uma honra contar com sua companhia aqui na rádio Novo Tempo, no programa “O Assunto é”.

Participe!

Poderá também solicitar seu estudo por e-mail: escolabiblica@novotempo.org.br ou imprimi-lo no blog www.namiradaverdade.com.br No site da rádio há opção de fazer o download do estudo gratuitamente e repartir os áudios com seus amigos!

Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer seu comentário, mantenha contato conosco também pelo telefone (12) 2127-3121. Seu retorno é muito importante para nossa equipe.

Os outros artigos desta série estão em : www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?tag=espiritismo

Atenção Desbravadores!!!

http://www.desbravadores.org.br/educacional/natureza.php

Esta edição do Manual de Especialidades do Clube de Desbravadores de 2001, comemora o aniversário de 70 anos de existência das Especialidades, e representa o crescimento contínuo do Departamento de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. As especialidades são projetadas para serem "janelas de descobertas" dentro da estrutura do Clube.

Aqui estão as
52 especialidades em Estudos da Natureza com suas insígnias e requisitos básicos, para consulta e impressão. É só clicar sobre a insígnia de sua preferência.

É desejo do departamento de Jovens da Divisão Sul Americana que esta edição do Manual de Especialidade o estimule, caro internauta, levando-o a muitas novas aventuras à medida em que descobre o mundo ao seu redor. Também esperamos que estas atividades tão agradáveis possam prepará-lo para o mundo porvir.

Acessem o site pois tem muitas outras coisas interessantes.

Curso de Teologia Online



Quem tiver interesse em fazer um excelente curso de Teologia sem sair de casa acesse o site:


http://www.elpisteologia.net

Curso Interativo Grátis


Bíblia, Hinário e Meditação para Celular


Olá querida galera do P.Sul. É com muita alegria que encontramos e agora divulgamos o Hinário Adventista com todos os textos das músicas para celular em Java. Foi desenvolvido por adventistas que trabalham na área de informática e programação.

Funciona com grande parte dos aparelhos de celular que rodam jogos e programas em Java.

Agora imagine como este hinário pode ser útil: quando você se reúne com um grupo de amigos e querem fazer um culto, ou em um acampamento que muitas vezes esquecemos de levar o Hinário. Através da tecnologia também podemos nos aproximar de Deus.

Nesse link que estaremos postando você pode encontrar a bíblia e a meditação adulto, da mulher e infantil para seu celular.
Agora não use seu celular como desculpa para não levar a bíblia ou o hinário para a igreja em...

http://7online.com.br/categoria/downloads/

“CONTROL + C EM DEUS”


Em Efésios 5:1, o apóstolo Paulo apresenta-nos uma recomendação: “Sede, pois, imitadores de Deus...”. A idéia principal do verbo “imitar” – mimeomai em grego – é: emular, seguir, copiar.

Vivemos num período da vida em que todos entendem bem o que é copiar: copiam-se trabalhos, músicas, artes, livros, etc. Estamos num mundo onde a geração do CONTROL + C está em alta. E Paulo diz: “imitem”, “copiem”. Mas copiar o quê?

Se posso dar um conselho a cada membro de minha igreja neste sábado, eu diria: “Copiem o caráter de Deus para cada um de vocês!”. Ou seja, dê um CONTROL + C em Deus e depois dê um CONTROL + V em sua vida. Copiem Seu exemplo moral, Suas virtudes espirituais e Sua maneira de amar. Creio que isso é um bom começo e não há multa por isso!


Feliz Sábado!

Com carinho, seu pastor.

Homossexualidade: Um gay nasce gay?


No mundo gay há a defesa da idéia de que pessoas nascem homossexuais. Está isto comprovado pela ciência? É o homossexualismo determinado geneticamente? Ou será uma escolha de comportamento decidida ao longo dos anos, especialmente na infância e adolescência? Existe um gen gay?

Esta discussão começou em 1993 quando a revista científica de respeito mundial, a Science (Ciência), publicou um estudo feito por Dean Hamer dizendo que a ciência estava no limiar de provar que a homossexualidade seria inata (se nasce com ela), genética e, portanto, imutável, sendo uma variante normal de natureza humana. (Satinover, Jeffrey, “Is There a ‘Gay Gene?’” National Association for Research and Therapy of Homosexuality (NARTH) Fact Sheet, March 1999, p. 1.)

A mídia logo jogou combustível no fogo. Revistas famosas, como a Newsweek, jornais como o The Wall Street Journal, e muitas outras publicações anunciaram em manchetes as sugestões de que cientistas haviam descoberto um “gen gay”. A revista Time entitulou sua matéria: “Born Gay?” (“Nascido Gay”) 26 Julho 1993.

Contudo até agora não foi descoberto o tal “gen gay” pela ciência. O próprio Hamer, ele mesmo revelado como gay, mais tarde disse: “…fatores ambientais têm um papel [no surgimento da homossexualidade]. Não existe nenhum gen mestre que faz as pessoas gay. …Não creio que seremos capazes de predizer quem será gay.” (Hamer, Dean and Peter Copeland, The Science of Desire (Simon & Schuster, 1994).

Hamer havia dito que a homossexualidade poderia ser ligada aos achados do cromossoma X. Ele encontrou que de 40 pares de irmãos homossexuais, 33 (83%) receberam a mesma sequência de cinco marcadores genéticos. Outros cientistas, contudo, tal como N.E. Whitehead, Ph.D., co-autor de “My Genes Made Me Do It!” (“Meus Gens Fizeram Me Fazer Isto!”), encontraram uma série de problemas com o estudo de Hamer. Whitehead primeiro apontou que o estudo falhou no controle do grupo da população geral, notando que se a mesma sequência do cromossoma X que apareceu nos homens homossexuais também apareceram na população geral de homens heterossexuais, então o gen é insignificante.

Outro problema com o estudo é que Hamer não testou os irmãos heterossexuais dos homens homossexuais para ver se eles tiveram o gen, e alguns dados daqueles homens heterossexuais indicaram que eles tinham sequência de gens idênticas. Outro dado é que sete dos pares de homossexuais não possuíam a necessária sequência genética. ( Whitehead, Neil and Briar Whitehead, My Genes Made Me Do It! – Huntington House, 1999, p. 141.)

Somando-se ao estudo de Hamer, dois outros grandes estudos atraíram a atenção da mídia no começo nos anos 90. Um deles, feito em 1991, por Simon LeVay, se tornou mais tarde conhecido como o “estudo do cérebro”. Em seu artigo “A Difference in Hypothalamic Structure Between Heterosexual and Homosexual Men” (“Uma Diferença na Estrutura Hipotalâmica Entre Homens Heterossexuais e Homossexuais”), LeVay tentou encontrar diferenças nos hipotálamos (região cerebral) de homens homossexuais e heterossexuais. Também publicado na Science.( LeVay, Simon, “A Difference in Hypothalamic Structure Between Heterosexual and Homosexual Men,” Science 253 (1991): pp. 1034-7.) LeVay encontrou que o cérebro dos 19 homossexuais do estudo eram mais semelhantes ao tamanho de cérebros femininos. E agora? Isto comprovou ser a homossexualidade algo biologicamente determinado? Vejamos isto na segunda parte deste artigo.

No mundo gay há a defesa da idéia de que pessoas nascem homossexuais. É isto comprovado pela ciência? É o homossexualismo determinado geneticamente? Ou será uma escolha de comportamento decidida ao longo dos anos, especialmente na infância e adolescência? Existe um gen gay? Vejamos agora a parte 2 dessa série.

Simon LeVay, publicou na revista Science um estudo conhecido como o “estudo do cérebro”. Em seu artigo “A Difference in Hypothalamic Structure Between Heterosexual and Homosexual Men” (“Uma Diferença na Estrutura Hipotalâmica Entre Homens Heterossexuais e Homossexuais”), ele tentou encontrar diferenças nos hipotálamos (região cerebral) de homens homossexuais e heterossexuais. ( LeVay, Simon, “A Difference in Hypothalamic Structure Between Heterosexual and Homosexual Men,” Science 253 (1991): pp. 1034-7.)

LeVay estudou cérebros de 41 pessoas, incluindo 6 mulheres, 19 homossexuais e 16 homens presumivelmente heterossexuais. Ele examinou uma parte do hipotálamo chamada de INAH-3 e relatou que ela era mais do que duas vezes maior em homens heterossexuais do que em homens homossexuais. Deduziu que “a orientação sexual tem um substrato biológico” porque se os cérebros de homens homossexuais eram mais iguais em tamanho dos cérebros de mulheres do que dos homens heterossexuais, então os homens gays devem ser mais biologicamente semelhante às mulheres.

Porém, o que o público em geral não sabe é que muitos pesquisadores encontraram falhas neste estudo, incluindo o próprio LeVay, que disse: “É importante enfatizar o que eu não encontrei. Eu não provei que a homossexualidade é genética, ou que encontrei uma causa genética para nascer-se gay. Não mostrei que homens gays nascem desse modo, [que é] o erro mais comum que as pessoas fazem ao interpretar meu trabalho. Nem localizei um centro gay no cérebro.” (Byrd, A. Dean, Shirley E. Cox and Jeffrey W. Robinson, “The Innate-Immutable Argument Finds No Basis in Science: In Their Own Words: Gay Activists Speak About Science, Morality, Philosophy”-September 30, 2002. Accessed 10 February 2006.) Dos 19 homossexuais do estudo de LeVay todos morreram por complicações da AIDS, e é possível que a diferença no tamanho dos cérebros deles tenha sido causada pela doença e não por serem homossexuais. (LeVay, Simon, Queer Science (MIT Press, 1996), pp. 143-45.)

O terceiro maior estudo alardiado como “prova” da ligação entre homossexualidade e genética foi feito em 1991 pelo psicólogo Michael Bailey e pelo psiquiatra Richard Pillard. Usando pares de irmãos — gêmeos idênticos, gêmeos não-idênticos, irmãos biológicos e irmãos adotados — Bailey e Pillard tentaram mostrar que a homossexualidade ocorre mais frequentemente entre gêmeos idênticos. Mais uma vez, o que a maioria das pessoas não sabem, e a mídia não anunciou devidamente, é que este estudo na realidade provê apoio para os fatores ambientais e não para a genética! Se o homossexualismo estive enraizado na genética, então os dois gêmeos teriam que ser homossexuais 100% das vezes, o que não ocorre na realidade. (Byne, William, “The Biological Evidence Challenged,” Scientific American (May 1994) : pp. 50-55.)
Bailey e Pillard verificaram no estudo que entre os gêmeos idênticos 52% eram ambos homossexuais, comparados com os não idênticos, onde somente 22% compartilharam a mesma orientação homossexual. Em 9,2% do tempo ambos irmãos não gêmeos foram homossexuais, e em 10,5% do tempo ambos irmãos adotivos foram homossexuais.

Dr. Whitehead explicou mais tarde: “Gêmeos idênticos têm gens idênticos. Se a homossexualidade fosse uma condição biológica produzida inescapavelmente pelos gens (como a cor dos olhos), então se um gêmeo idêntico fosse homossexual, em 100% dos casos seu irmão seria também. … Os gens são responsáveis por uma influência indireta, mas em média, eles não forçam as pessoas para a homossexualidade. Esta conclusão tem sido bem conhecida na comunidade científica por umas poucas décadas mas não tem alcançado o público geral. De fato, o público crê aumentadamente no oposto.” (Whitehead, N.E., “The Importance of Twin Studies.” Accessed 10 February 2006.)

A parte 1 e 2 dessas matérias foram escritas baseadas no artigo de Melissa Fryrear, http://www.family.org/lifechallenges/A000000186.cfm

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
portalnatural.com.br

A Posição da Igreja Adventista Sobre a Homossexualidade



A Igreja Adventista reconhece que cada ser humano é precioso à vista de Deus. Por isso, buscamos ministrar a todos os homens e mulheres no espírito de Jesus. Cremos também que, pela graça de Deus e com o apoio da comunidade da fé, uma pessoa pode viver em harmonia com os princípios da Palavra de Deus.

Os adventistas crêem que a intimidade sexual é apropriada unicamente no relacionamento conjugal entre homem e mulher. Esse foi o desígnio estabelecido por Deus na criação. As Escrituras declaram: “Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gên. 2:24). Esse padrão heterossexual é confirmado em todas as Escrituras.

A Bíblia não faz ajustes para incluir atividades ou relacionamentos homossexuais. Os atos sexuais praticados fora do círculo do casamento heterossexual estão proibidos (Lev. 20:7-21; Rom. 1:24- 27; 1 Cor. 6:9-11).

Jesus Cristo reafirmou o propósito da criação divina quando disse: “Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se uma só carne? Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mat. 19:4-6). Por esse motivo, os adventistas opõem-se às práticas e relacionamentos homossexuais.

Os adventistas empenham-se por seguir a instrução e o exemplo de Jesus. Ele afirmou a dignidade de todos os seres humanos e estendeu a mão compassivamente a todas as pessoas e famílias que sofriam a conseqüência do pecado. Desenvolveu um ministério solícito e proferiu palavras de conforto às pessoas que enfrentavam dificuldades. Mas fez distinção entre Seu amor pelos pecadores e Seus claros ensinos sobre as práticas pecaminosas.

Deus Existe e não é mal.

ATENDIMENTO PASTORAL


Em virtude de uma viagem para participar de um Concílio Pastoral da UCOB em Anápolis, o Pr. Wallacy não dará atendimento pastoral nesta semana.

CURSO PARA CONTAR HISTÓRIAS




Será no dia 17 de abril na Igreja do P-SUL a partir das 14h.

Todas as professoras do Ministério da Criança estão
convidadas para participarem. A palestrante será a
Profa. Liliane, esposa do Pr. Ivan, líder de colportagem
da APLAC.

PALAVRA DO PASTOR - 10 DE ABRIL



As imagens não deixam dúvida: alguma coisa muito
estranha está acontecendo com o nosso mundo. Dessa vez
agora foi o estado do Rio de Janeiro. Chuvas, tempestades,
alagamentos, deslizamentos, vítimas fatais.
O coração humano se desmancha diante das calamidades.
Vamos orar pelas famílias e por nossos irmãos cariocas,
sem aquecer o coração com a certeza e não com estranheza:
os sinais estão a indicar que Jesus Cristo está voltando
para nos buscar!

Um forte abraço - Seu Pastor MW

"Em 2010: UMA IGREJA CADA VEZ MELHOR".




    IASD P.Sul

    Olá meus queridos!! É com muito orgulho que os cumprimento e os recebo em nossa página oficial de anúncios, recados e curiosidades.

    Esse espaço não é do Departamentos de comunicação, ele é de todos os nossos departamentos, de toda a nossa igreja.

    Estamos tentando inovar, criando mais um canal direto com todos que tem acesso a internet.

    Esperamos que gostem e não deixem de nos ajudar a fazer desse espaço um local agradável para juntos nos informamos melhor sobre os assuntos que dizem respeito a nossa igreja aqui do Setor P.Sul.



    Um forte abraço a todos !!!



    Equipe de Comunicação

    Seguidores

    NOSSO MURAL